EM CACEQUI ESCOLA CANCELA AULAS PARA EVITAR SURTO DE DOENÇA CONTAGIOSA

Reprodução: Facebook/Lisandro Mesquita.
Após uma reunião com pais, professores e equipe diretiva da escola municipal Presidente Vargas e profissionais da saúde, ficou decidido que as aulas estão canceladas por um período de quinze dias, de 13 de maio até o dia 27 do mesmo mês, sendo assegurado a recuperação dos mesmos.

Esta ação ocorreu devido ao grande número de crianças infectadas com a doença mão-pé-boca que é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, erupções de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

A doença mão-pé-boca (HFMD, sigla em inglês) é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus. Eles habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

A transmissão a doença se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas e não existe vacina contra a doença.

A escola buscou informações das possíveis ações para minimizar este surto junto à secretaria de saúde do município que prontamente atendeu a solicitação, sendo necessário para todos aqueles alunos que tiveram a doença passar por uma consulta no seu respectivo posto de saúde para uma avaliação sobre seu estado de saúde antes de retornar as aulas, vale ressaltar que os alunos da escola Presidente Vargas terão prioridade em seu atendimento. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cacequi)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();