DEPUTADO MARENCO APRESENTA PROJETO PARA FACILITAR PATROCÍNIOS PELA LIC/RS


O deputado Estadual Luiz Marenco (PDT), juntamente com os deputados Edegar Pretto e Zé Nunes (PT), apresentou um projeto de lei (PL 25/2019) que propõe alterações no Pró-cultura de modo a facilitar os patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura no Estado. O texto prevê que os projetos de até R$ 1 milhão aprovados pelo Sistema LIC destinem 10%, e não mais os 25% atuais, ao FAC – Fundo de Apoio à Cultura. 

Na prática, isso deve significar maior adesão das empresas ao patrocínio da cultura através da renúncia fiscal, pois diminuirá o valor que a empresa deve investir de forma direta. Hoje, os patrocinadores devem fazer o aporte de 25% do valor total do projeto com recursos próprios. Se a proposta for aprovada, essa alíquota diminui para 10%. Dessa forma, objetiva-se que mais projetos sejam efetivamente executados, uma vez que que muitas das propostas aprovadas pelo sistema LIC não são colocados em prática por falta de captação dos recursos.

Esta é uma reivindicação antiga dos agentes culturais do Estado, que chegou à Assembleia através do grupo “Todos Pela Cultura”, formado por produtores e por representantes da classe artística. “Tenho a cultura como prioridade do mandato, pois sei que é um investimento que retorna para a sociedade, não só economicamente como também em bem-estar social. A cultura é transformadora, promove a inclusão, e precisa de investimentos. Acredito que este projeto é um avanço importante no mecanismo de financiamento à cultura, e pode gerar um aumento da produção e circulação de eventos e atividades artísticas no Estado”, disse Marenco. (Rogério Bastos/ Notícias do Tradicionalismo Gaúcho)
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();