ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE JAGUARI TRABALHA E INCENTIVA O TURISMO RURAL



O vice-prefeito de Jaguari Lucas Cattelan (MDB), acompanhado da secretária de Turismo, Cultura e Desporto Heloísa Feliciani Taschetto, participou de um encontro com um grupo de produtores rurais de Jaguari e Santiago que estarão participando do Programa de Turismo Rural do Senar/RS. 

De acordo com a turismóloga do Senar/RS Claudiana Y Castro, após a realização da sensibilização dos produtores interessados, agora é o momento de fazer um diagnóstico das propriedades e dos produtores para capacitá-los. O encontro foi na propriedade de João Bacin, na localidade do Chapadão. Após o encontro, o vice-prefeito de Jaguari e demais participantes visitaram a estufa com produção de moranguinhos da propriedade rural.

O Programa de Turismo Rural do Senar/RS tem como público alvo produtores e trabalhadores rurais que desejem utilizar a propriedade rural como exploração de técnicas atrativas que promovam lazer e entretenimento aos visitantes. O programa possui uma carga horária de 220 horas de capacitação, com 5 etapas, que são: Etapa I, que é a Articulação e Sensibilização; Etapa II, Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio; Etapa III, Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais, A Acolhida no Meio Rural; Etapa IV, Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas, Implantação dos Pontos de Venda de Produtos Agroalimentares Típicos e de Artesanato, Comandando e Organizando a Cozinha Rural, Os Segredos da Boa Culinária Rural, O Serviço de Restaurantes Rurais; e Etapa V, Consolidação das Ações Desenvolvidas.

Para o vice-prefeito Lucas Cattelan a administração municipal de Jaguari vê como muito importante participar de momentos como este que se busca a restruturação de um projeto de turismo rural no município, que iniciou com a Rota Nostra Colônia. “Agora com esta capacitação oportunizada pelo Senar/RS, certamente será dada um ênfase maior a este setor em nosso município e região, especialmente aqui no Chapadão”, frisou. O projeto de capacitação de produtores de Jaguari e de Santiago para o Turismo Rural, com técnico do Senar/RS, está sendo coordenado pelo Sindicato Rural de Santiago.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();