FALECEU O PADRE XIRÚ


Faleceu na manhã desta sexta-feira (08/03) o padre Roberto Aripe (Xirú). Ele é irmão do padre Paulo Aripe - que ficou conhecido como padre Potrilho - e tinha 78 anos de idade. Atualmente estava na Paróquia Santa Catarina de São Leopoldo.

O padre Xirú era um incentivador dos movimentos paroquiais liderados por leigos, como o Cenáculo de Maria e Objetivo Novo do Apostolado (Onda), entre outros. Também foi o criador do Encontro de Pais com Cristo (EPC), que atua também no estado de Santa Catarina.

Ele também era um padre que cultivava as tradições gaúchas, ao exemplo de seu irmão Paulo Aripe, que foi o criador da Missa Crioula, do Batizado Crioulo e do Casamento Crioulo. O padre Xirú celebrou um grande número de missas crioulas, no estado do Rio Grande do Sul e em outros estados da federação brasileira.

Em 2006 ele recebeu o título de Cidadão Leopoldense em reconhecimento aos serviços prestados ao município de São Leopoldo. Xirú foi ordenado padre em 1978.


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();