JAGUARI É REFERÊNCIA ESTADUAL EM AÇÕES VOLTADAS AOS IDOSOS



O município de Jaguari tem se constituído em uma referência no estado em ações voltadas ao atendimento da pessoa idosa. Não é atoa que a prefeitura instalou o Centro de Convivência do Idoso, o Programa Municipal de Cuidadores de Idosos, e criou o Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso. Além disso, o município firmou parceria com a Associação Jaguariense de Interesse Social, mantenedora do Asilo dos Idosos, para repassar a entidade mensalmente R$ 10 mil para auxiliar no serviço de atendimento dos idosos ali abrigados. 

O município também aderiu ao programa federal Amigo da Pessoa Idosa, lançado recentemente pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Graças a todas estas ações realizadas em Jaguari, que a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Cátia Siqueira, foi convidada pela organização do Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre de 28 de janeiro a 01 de fevereiro deste ano, para relatar as boas experiências do município no cuidado com a pessoa idosa. “Na verdade fomos lá falar de uma política pública prioritária do nosso governo. 

O prefeito Beto Turchiello (MDB) e a secretária Cátia Siqueira, entendem ser fundamental apoiar a pessoa idosa jaguariense, hoje estimada em 2.342 pessoas de uma população de 11.473 habitantes”, observou. Dentro do 19° Fórum Social Mundial (FSM) Temático, foi realizado o IV FSM da População Idosa, III FSM das Pessoas com Deficiência (PCDs) e I FSM das Diversidades. O evento teve abertura na última segunda-feira (28), no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. 

Temas como respeito, emprego, inclusão, serviços comunitários, mobilidade urbana e bem-estar foram debatidos nas atividades que integraram a programação do evento. Ao longo do evento, também foram realizadas oficinas, palestras e demais atividades, gratuitas. O Fórum Social Mundial é uma organização da Pró-Diversitas Brasil, Instituto Amigos do FSM, Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e Cruz Vermelha Brasileira-RS. Ele tem o apoio de organizações governamentais e empresas parceiras.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();