EM MANOEL VIANA PROTÁSIO LUIZ E CHIQUINHO SALLES SÃO ETERNIZADOS EM NOMES DE RUAS

Foto: Manoel Caldas

A câmara de vereadores de Manoel Viana trabalhou a tramitação de um projeto de lei da iniciativa do prefeito Gustavo Medeiros (PDT) que denomina uma área urbana, criada com o propósito habitacional, além das novas ruas deste novo núcleo habitacional. O referido projeto foi aprovado e já é lei.
O núcleo habitacional passou a ser denominado de Novo Horizonte, com cerca de 180 lotes para a construção de casas populares. Seguindo os esquemas de loteamento, o núcleo dará origem a três novas ruas, cujas denominações também foram aprovadas neste mesmo projeto.
As novas ruas foram denominadas com os nomes de Protásio Xavier Santiago Luiz e Francisco Carlos Salles (expoentes culturais de Manoel Viana e região), e ainda uma terceira rua denominada de José Oneron Portella.
Protásio Xavier Santiago Luiz que sempre teve muito orgulho de ser da raça negra, foi vereador em São Francisco de Assis (1989/1992) representando a então vila de Manoel Viana, na legislatura que realizou o trabalho final resultante na emancipação político-administrativo do município, além de exercer a vereança também em Manoel Viana, bem como ser por mais de 50 anos o líder tradicionalista do CTG Vaqueanos das Missões, desde a época forte do "apartheid", que foi um regime de segregação racial implantado no globo terrestre, que dividiu o mundo entre negros e brancos, onde era normal se ter o clube (CTGs) dos brancos e o dos negros. 
Já Francisco Carlos Salles (Chiquinho) um assisense/vianense foi um poeta-referência na qualidade e autenticidade campeira dos versos que produziu ao longo de sua vida, com cinco livros escritos e um cabedal de incalculável número de outros poemas de sua autoria que ele editou. Chiquinho viveu seus dias de glória cantando com o Rei da Trova Gildo de Freitas, em uma "turnê" que percorreu várias regiões do estado e viveu a vida entre São Francisco de Assis - Manoel Viana - Alegrete.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();