PREFEITO EM EXERCÍCIO DE MANOEL VIANA ACOMPANHA COMITIVA REGIONAL EM BUSCA DE RECURSOS EM BRASÍLIA


O prefeito em exercício de Manoel Viana Juca Rosso (MDB) e o procurador jurídico Eduardo Martins participaram da reunião com o Ministro Chefe da Casa Civil – Onyx Lorenzoni, juntamente da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, Ministro do Desenvolvimento Social, Secretaria Geral, Senadores, Deputados e os Prefeitos da fronteira oeste do estado.
Na pauta da reunião foram entregues documentos, análises, e levantamento técnico dos prejuízos ocasionados pelas enxurradas, e em consequência fora discutidas ações do governo federal visando o atendimento à população atingida pelas chuvas nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha.
Uma das principais demandas dos prefeitos foi a liberação de dinheiro para a contratação de horas-máquina para agilizar a desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas. Com a liberação, as prefeituras contratariam retroescavadeiras, patrolas e demais veículos, já que o maquinário dos municípios não consegue atender todos os problemas, alegam os prefeitos.
Também foi solicitada a renegociação das dívidas de proprietários rurais que tiveram prejuízos, liberação do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores, entre outras questões. Nesta quinta-feira (24) a região recebe a visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, visando avaliar os problemas gerados com as intensas chuvas registradas nas duas últimas semanas.
Como resultado da reunião, o Governo Federal garantiu suporte nesse momento de dificuldade aos municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha, se garantindo com a liberação inicial de R$ 250 mil, através do Ministério de Desenvolvimento Regional, para cada município para auxiliar na recuperação de estradas e desobstrução de córregos, sendo este um valor mínimo que poderá ser suplementado posteriormente conforme a quilometragem de estradas atingidas.
Os municípios que tem assentamento também deverão ter acesso a outro recurso, através do Ministério de Agricultura, destinado a recuperação das estradas de acesso a essas localidades, ainda que não se tenha valores definidos até o momento.
Fonte: Site da Prefeitura de Manoel Viana
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();