CTG PEDRO TELLES TOUREM VAI REEDITAR O FESTIVAL "REPONTE DAS ARTES GAÚCHAS"

Foto Ilustrativa 

Em reunião realizada ontem (28/01) a patronagem do CTG Pedro Telles Tourem de São Francisco de Assis resolveu reeditar o seu festival "Reponte das Artes Gaúchas", que não é levado a efeito desde 2015. O evento tem muita história na 10ª Região Tradicionalista pois já foi realizado com mais de 1000 participantes e recebeu o título de "Maior Evento Artístico Cultural da 10ª Região Tradicionalista".

O Reponte teve sua primeira edição realizada em 1985, na gestão do então patrão Edson Luis Corsini Paz, sendo um evento de concursos campeiros e artísticos. As primeiras 3 edições foram até 1987, depois foi retomado em 1999 na gestão do patrão Valdevi de Lima Maciel, na 4ª edição, quando passou a ser realizado somente com concursos artísticos, congregando jovens de diversas entidades tradicionalistas vindas de todo o estado, e através da arte popular, desenvolvendo as culturas regionais através da música, danças tradicionais, poesia, chula e solista vocal e outras manifestações do gênero, sempre no intuito de preservar a história, as tradições e principalmente os usos e costumes do Rio Grande do Sul.

Este ano o patrão Ildonir Padilha Rodrigues e sua patronagem resolveram reeditar o evento no dia 25 de agosto (domingo), tendo concursos de danças tradicionais (pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e xirú), declamação - masculino e feminino (mirim, juvenil e adulto) e gaita acima de oito baixos (mirim, juvenil e adulto). Já na próxima semana a comissão organizadora estará trabalhando na captação de recursos para viabilizar a feitura do festival que é referência artístico-cultural da 10ª Região Tradicionalista.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();