PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E USINA SOLAR DEVEM SER REALIDADE EM BREVE




Na manhã da última quarta-feira (19/12) o prefeito de Manoel Viana Gustavo Medeiros (PDT) acompanhado de uma comitiva de secretários, diretores de escolas municipais dentre outros da equipe técnica da gestão, além dos representantes do Legislativo vereadores José Renz e Eloir Schroer (PDT) estiveram na Unipampa Alegrete, onde fora apresentado o projeto de Eficiência Energética e Sistema Solar Fotovoltaico para o município.

A apresentação se deu através do professor Dr. José Wagner Maciel Kaehler, que inicialmente falou sobre o projeto de eficiência energética, propondo ao município uma troca de todo o sistema de iluminação interna com luminárias tubulares LED, e para a iluminação externa (pública, pátios e a Ponte) de luminárias LED pontuais. O que resultaria numa economia de energia anual de R$ 194.438,97.

Em seguida, José Wagner falou sobe a geração de energia através do sistema solar fotovoltaico. Conforme ele, com a implantação do projeto de eficiência energética, se propõe a implantação de uma usina de pequeno porte, com uma área de 1.300m², e de investimento de R$ 679.956,17, com um tempo máximo de retorno econômico estimado em 5,4 anos.

Conforme o professor, os valores orçados são reais, através de pesquisas com empresas e de modelos de licitação e tomadas de preço utilizadas por outros meios, inclusive provenientes da prefeitura de Alegrete. Ele ainda reforça que os valores de custo e investimentos sempre foram os mais pessimistas, podendo a economia gerada ser ainda maior, e o tempo de retorno ainda menor, garante Wagner.

O prefeito Gustavo Medeiros, após a apresentação, destacou o empenho para que os projetos sejam colocados em prática a partir do próximo ano. Os próximos passos serão a elaboração do projeto e o estudo de área para a implantação da usina. Ele também fez questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes de acadêmicos e orientadores neste importante projeto que deve ser um marco para o município e região na área de sustentabilidade.
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();