AERONAVE EXPOSTA NA PRAÇA DE MATA





A prefeitura de Mata em parceria com a Força Aérea Brasileira-FAB concluíram a instalação de uma aeronave Xavante, a qual permanecerá exposta na Praça Martimiano Egres da Costa, em frente a Igreja Luterana.

Equipe da secretaria de obras e saneamento e de militares da ALA 4 (Base Aérea de Santa Maria), estiveram envolvidas nos trabalhos, que iniciaram com a reforma do avião em Santa Maria e findaram com a instalação.

A instalação, realizada com o cuidado e a precisão necessários ao porte do material, levou cerca de 04 dias. O Xavante pesa mais de duas toneladas e tem 11 metros de comprimento por 11 de envergadura.

A escolha do local de instalação se deu em razão da exigência de permanecer exposto em imóvel de propriedade do município, bem como que dispusesse de área segura face o comprimento e envergadura do bem.

A aeronave foi doada ao município de Mata, ainda no ano de 2017, sendo que somente no mês de outubro do corrente ano que se obteve a liberação em definitivo, após o regular trâmite de procedimentos operacionais e burocráticos.

O prefeito Sergio Roni Bruning (Progressistas) afirmou que: "A instalação da aeronave representa um aporte de grande valia a oferta de atrações turísticas de nosso município, bem como presta uma merecida homenagem a Força Aérea Brasileira, em especial a história do avião Xavante".

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();