A 1ª PRENDA JUVENIL DA 10ª RT FERNANDA CHIMELO AGUIAR DESENVOLVEU SEU PROJETO "MTG E A COMUNIDADE ESCOLAR"










Durante o mês de novembro a 1ª prenda juvenil da 10ª  Região Tradicionalista Fernanda Chimelo Aguiar, desenvolveu o seu projeto "MTG e a Comunidade Escolar". Este projeto é idealizado pelo MTG e desenvolvido pelas prendas, que são as células culturais do Movimento e tem por objetivo levar e conceituar a tradição gaúcha até as crianças e adolescentes dentro das escolas.



A escola escolhida pela prenda Fernanda para desenvolver o seu profeto "MTG e a Comunidade Escolar" foi o Instituto Estadual de Educação Salgado Filho, na cidade de São Francisco de Assis, bloco B. O projeto contou com a participação dos alunos do 2º ao 5ª e foi desenvolvido em duas atividades.

A 1ª atividade acontecer no dia 6 de novembro, dia em que a bandeira farroupilha foi apresentada. Participaram da atividade os alunos do turno da tarde, turmas 21, 22, 31, 41, direção, professores, funcionários e pais. Nesta atividade a prenda falou aos participantes sobre o os símbolos cívicos do Rio Grande do Sul, mostrou o brasão de armas a bandeira, (suas variações, origem, significado das cores) e o hino do Rio Grande do Sul, seus autores, de que forma ele foi composto, as diferentes letras que ele teve e o significado de algumas estrofes. Os alunos participaram cantando as diferentes letras do hino. Logo após foram realizadas diversas atividades sobre o assunto entre elas uma oficina de pintura e recorte, com a confecção de um quebra cabeça da bandeira do Rio Grande do Sul.

A 2ª atividade acontecer no dia 20 de novembro, dia da consciência negra, com os alunos do turno da manhã, turmas 32, 42, 51, 52, direção, professores, funcionários e pais. Na ocasião a prenda falou aos participantes sobre a valorosa contribuição dos negros para o Rio Grande do Sul, como por exemplo as principais contribuições na culinária, vocabulário e música. Logo após a prenda contou aos participantes sobre a lenda do Negrinho do Pastoreio, lenda esta que é muito importante para o folclore do nosso estado e deu origem ao nome de sua entidade tradicionalista, o CTG Negrinho do Pastoreio da cidade de São Francisco de Assis. Para finalizar foram realizadas diversas atividades, entre elas caça palavras e oficina de pintura com a ilustração da lenda do Negrinho do Pastoreio.

Este trabalho com certeza foi de grande valia, pois é de fundamental importância as escolas do Rio Grande do Sul abrirem as suas portas para as prendas poderem trabalhar a nossa cultura gaúcha, que é única e riquíssima. Esta integração foi um sucesso, contou com a participação dos professores, equipe Diretiva, funcionários, país, alunos das turmas, departamento cultural, peões e prendas regionais, além do departamento cultural, peões e prendas do CTG Negrinho do Pastoreio.  





'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();