SÃO FRANCISCO DE ASSIS PERDE TRÊS MÉDICOS QUE ATENDIAM EM ESF

SÃO FRANCISCO DE ASSIS PERDE TRÊS MÉDICOS QUE ATENDIAM EM ESF
Foto: Facebook.com


Por decisão do Ministério da Saúde Pública de Cuba, que não aceitou as condicionalidades para que o Programa Mais Médicos com participação de profissionais deste país tivesse continuidade, o Brasil recebeu documento que obriga a saída destes profissionais de vários municípios brasileiros.

Em São Francisco de Assis, os atendimentos que eram realizados por médicos cubanos em três unidades de Estratégia Saúde da Família pararam de acontecer. As unidades atingidas são ESF Cohab, ESF João XXIII e ESF Bairro Italiano. 

Imediatamente, ao receber o comunicado, a Prefeitura de São Francisco de Assis dispensou os profissionais, deixando a população referenciada nestas unidades, sem atendimento médico em seu bairro.

Até o fechamento desta publicação se constata que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde ainda não emitiram nenhuma nota oficial sobre o assunto e nem se pronunciaram a respeito de quais seriam as decisões do governo municipal para resolver a falta de atendimento, pois são milhares de famílias atingidas, muitas sem condições financeiras de pagar por atendimento particular.

Embora o problema fosse oriundo de uma decisão maior, o fato é que a Administração Municipal, representada pelo prefeito Paulinho Salbego, seu vice-prefeito e sua equipe de governo não pode ficar de "braços cruzados" diante da gravidade da situação. Pois faltará profissionais para atender toda demanda, caso deseje utilizar somente a UBS Central, como alternativa. 

E ainda, o Hospital Santo Antônio, mantém profissional de plantão que atende somente urgência e emergência. A solução vai ter que ser rápida, sob pena de gerar um caos na saúde até a chegada dos demais profissionais, conforme edital do governo federal.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();