SANTA CASA DE URUGUAIANA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

SANTA CASA DE URUGUAIANA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em virtude de uma postagem de uma nota que teria partido do corpo clínico do Pronto Socorro da Santa Casa de Uruguaiana, a direção publicou um esclarecimento referente a grave situação que atinge a instituição. Leia, abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Devidos aos últimos acontecimentos a direção do Hospital Santa Casa de Uruguaiana vem informar que:

Referente a declaração da equipe de Ortopedia e Traumatologia anunciando o encerramento do serviço prestado ao hospital, a partir do dia 1 de dezembro, a direção lamenta o fato, porém, respeita o posicionamento da equipe médica do setor. Registra também que conforme combinado entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e o corpo clinico, em outubro foi pago 100% dos valores aos médicos referente aos 1 milhão de reais, e, em novembro foi pago 61% aos médicos referentes aos 500 mil reais repassados pela Prefeitura. Desde já, nossa equipe está mobilizada em amenizar o impacto aos pacientes, principais prejudicados neste momento. Nesta quarta-feira (21), a direção estará reunida com os médicos responsáveis pelo setor.

Com relação ao texto que vem circulando nas mídias sociais, no qual refere-se à posição dos profissionais médicos plantonistas do Pronto Socorro Municipal, em suspender as atividades médicas no setor a partir do dia 05/12, a administração do Hospital, mesmo ainda não se inteirando integralmente em relação ao ofício, buscará formalizar o mais breve possível o contrato com a Prefeitura que garantirá o repasse dos valores integralmente aos plantões e assim atenda a questão de mostrar algo objetivo em relação aos pagamentos, garantindo o atendimento à comunidade.

A atual equipe administrativa está à frente do hospital a cerca de 8 meses. Neste período, apresentou a comunidade uruguaianense um projeto de recuperação financeira baseado em um plano de remodelação da estrutura administrativa, operacional, para um reequilíbrio orçamentário e financeiro gradativa. Para esse projeto, é necessário um novo aporte financeiro, porém, com a demora desse aporte que seria a partir da renegociação dos 44 milhões obtidos no ano passado estamos buscando junto à Caixa Econômica Federal uma nova modalidade de financiamento especifico para hospitais filantrópicos. Também se trabalha com o Banrisul, uma linha de crédito especial que o banco do Estado estará disponibilizando aos hospitais santas casas do Rio Grande do Sul, sob o aval técnico formado por profissionais do Hospital Sírio Libanês (SP). Este processo já está em andamento.

Paralelo a isso, este corpo diretivo não mede esforços em manter a estrutura de atendimento hospitalar a pleno, e mesmo com todas as adversidades existentes e que estão expostas aos olhos da comunidade, vem se mantendo o diálogo constante com os representantes sindicais das diferentes categorias profissionais, classe médica, entidades públicas, privadas e sociedade em geral, na tentativa de preservar o atendimento ao usuário. Uma política de transparência também vem sendo desenvolvida. Exemplo disso, é a divulgação nos veículos de comunicação, de uma prestação de contas contendo dados organizacionais, recebimentos e custos para se manter as atividades neste hospital, prática que será feita mensalmente.

Dito isto, a direção do hospital Santa Casa de Uruguaiana tem total ciência dos desafios que essa instituição vem enfrentando ao longo dos anos, mas, também tem a confiança que tudo pode ser superado, através do esforço de toda a comunidade.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();