PREFEITO DE JAGUARI MANTÉM IMPORTANTE ENCONTRO COM EMPRESÁRIO ITALIANO




O prefeito de Jaguari Beto Turchiello (MDB), recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira (23/11), a visita do empresário italiano Adriano Luci, presidente do Ente Friuli nel Mondo e proprietário do Grupo Luci, que reúne as empresas Gesteco, Labiotest, Lod e Logis. 

O encontro foi oportunizado pela Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari, que tem como presidente Luciano Gastaldo, e pelo Circolo Friulano de Jaguari, que tem como presidente Juliana Della Flora. 

No encontro, além da troca de brindes entre o chefe do executivo municipal de Jaguari e o empresário italiano, também trataram a respeito da importância de se manter estes intercâmbios culturais, históricos, educacionais e empresariais entre Jaguari e a Itália, especialmente com as regiões italianas de Veneto e Friuli-Venezia Giulua.

Através do intercâmbio cultural e educacional, intermediado pela Associação Cultural Italiana Vale do Jaguari, vários estudantes do Instituto Federal Farroupilha, IFFar, Campus de Jaguari, tem viajado a Itália para estudos, assim como, comitiva de estudantes italianos tem visitado o município gaúcho.

O prefeito Beto Turchiello destaca que este intercâmbio cultural, educacional e histórico e, principalmente este resgate das origens de Jaguari - uma vez que o município tem em sua população a maioria de descendentes de italianos -, é fundamental para que os jovens saibam de onde vieram seus antepassados. "Esperamos que este intercâmbio se fortaleça ainda mais e que possamos colher bons frutos", frisou. Ele, também fez questão de agradecer o importante trabalho da Associação Cultural Italiana Vale do Jaguari, na pessoa de seu presidente Luciano Gastaldo, na condição desse projeto de aproximação da Itália com o município de Jaguari que é considerado a 5ª Colônia de Imigrantes Italianos.

Por sua identificação com a Itália, em razão dos imigrantes italianos que colonizaram o município, Jaguari possui excelência na produção de vinhos, especialmente na região do Chapadão, 1º distrito do município, onde se concentra grande parte dos parreirais e dos descentes italianos. A cidade, também se orgulha de produzir o melhor e mais gostoso risoto do estado e do país. 



'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();